O deputado Eduardo Pedrosa é o autor da homenagem. Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene na próxima segunda-feira (10) em homenagem aos 50 anos de fundação da Sociedade Esportiva do Gama. A celebração acontecerá no plenário, a partir das 19h, por iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa (União). Entre as principais conquistas do Gama, destaca-se o título de campeão brasileiro da série B de 1998.
“A Sociedade Esportiva do Gama completa, em 2025, 50 anos de fundação, consolidando-se como um dos clubes mais tradicionais do Distrito Federal. Ao longo de sua trajetória, destacou-se por conquistas relevantes no cenário nacional e por sua forte identificação com a comunidade gamense e com todo o DF”, justificou Pedrosa.
Segundo ele, além do desempenho esportivo, “o clube exerce papel social de grande importância, promovendo integração, lazer e incentivo à prática esportiva”. “Sua história é motivo de orgulho para torcedores, atletas e para toda a população brasiliense”, completou o distrital.
História de sucesso
A Sociedade Esportiva do Gama, ou simplesmente Gama, é um clube multiesportivo, fundado como clube de futebol em 15 de novembro de 1975. Embora tenha outras modalidades esportivas, suas principais conquistas e reconhecimento foram alcançados no futebol. O clube é um dos mais bem sucedidos do DF e do centro-oeste, sendo o maior campeão candango e o segundo maior campeão nacional do DF.
Suas cores tradicionais são o verde e o branco, inspirado nas cores da Sociedade Esportiva Palmeiras. Em 1999, o Gama ganhou reconhecimento internacional após entrar na justiça comum para permanecer no Campeonato Brasileiro de Futebol, após ter sido rebaixado para a Série B de 2000. O Gama argumentou que o TJD usou uma alteração ilegal do Código Brasileiro Disciplinar do Futebol para dar ao Botafogo-RJ os pontos que impediram que o clube carioca caísse para a Série B e fizeram que o Gama fosse rebaixado em seu lugar.
Depois de muitas de idas e vindas – nas entranhas da justiça, comum e desportiva -, Clube dos 13 e CBF cederam e entraram em um acordo com o Gama em 20 de julho. Com o imbróglio, o campeonato de elite do futebol nacional foi a Copa João Havelange, vencida pelo Vasco da Gama.
Luís Cláudio Alves - Agência CLDF
Brasília Aeroporto de Brasília é eleito o segundo mais pontual do mundo em ranking internacional
Brasília Semana termina com mais de mil vagas de emprego abertas nas agências do trabalhador
Brasília Últimos dias da Black Friday ASTCU 2025!
Planaltina Instituto Arca de Noé abrigo de animais recebe doação de R$ 4.000,00 durante a inauguração da loja do Fort Atacadista em Planaltina
BRASIL SEM FOME GDF é destaque na primeira edição do Prêmio Brasil sem Fome
RIDE-DF Produto Interno Bruto da Ride-DF será apresentado nesta sexta (19) Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsas