O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deve lançar, em janeiro de 2026, edital de licitação para aquisição de equipamentos semafóricos que utilizam câmeras e operam com controle de tráfego em tempo real, a fim de tornar a circulação viária mais eficiente e segura.
Atualmente, o parque semafórico do Detran conta com 470 cruzamentos, que totalizam 1.953 semáforos. A infraestrutura foi modernizada em 2022, mas ainda não possui sistema de monitoramento em tempo real. Desta forma, quando há um defeito ou pane nos equipamentos, a equipe de manutenção só toma conhecimento da ocorrência pelas câmeras da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), por relatos das equipes de policiamento e fiscalização que atuam em campo, ou por relatos da própria população, por meio do telefone 154, opção 5, em que a Central de Atendimento Semafórica atende 24 horas por dia.
Para o diretor, “a utilização de câmeras e uma central de controle moderna vai tornar esses semáforos adaptativos, ou seja, com potencial de otimizar o fluxo de veículos, ajustando os tempos de sinalização em resposta às condições reais do trânsito, melhorando não só a eficiência do sistema viário, mas também contribuindo para a redução de congestionamentos, proporcionando economia de tempo, diminuindo custos operacionais e, o mais importante, reduzindo a emissão de gases poluentes.”
Licitação
Vale destacar que a modernização do parque semafórico das vias urbanas do DF está em acompanhamento pelo Detran-DF há algum tempo, inclusive com previsão de lançamento do edital antes de dezembro. No entanto, em razão de questionamentos apresentados e das adequações necessárias, os técnicos da autarquia têm mantido diálogo contínuo com o Ministério Público e com os Tribunais de Contas para assegurar que todo o processo seja conduzido com correção e transparência, garantindo a futura substituição integral do parque semafórico.
O processo de licitação contempla a substituição dos atuais semáforos por novos e dos atuais controladores semafóricos que estão operando em campo há cerca de 20 anos por novos controladores que possuem novas funcionalidades, como GPS integrado, interligação à rede 4G e operação junto a uma central capaz de acompanhar em tempo real o funcionamento dos semáforos. Desta forma, em caso de problema em algum equipamento, a central semafórica emite um alerta para a engenharia de trânsito para que seja enviada imediatamente uma equipe de reparo e agentes de trânsito para efetuar o controle manual do tráfego até que o equipamento seja reparado.
Na licitação, não serão só os equipamentos visíveis que serão trocados. Uma parte muito importante do parque semafórico será toda refeita: a infraestrutura subterrânea do cabeamento — com infraestrutura e cabeamento novos o número de panes irá reduzir significativamente. Também são previstos nobreaks nos cruzamentos principais e, por último, serão implantadas câmeras para que alguns cruzamentos possam operar com o sistema de tempo real, ou seja, o semáforo abre e fecha conforme a demanda de veículos nas aproximações.
*Com informações do Detran-DF
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