O e-book ‘Governança arquivística: o panorama brasileiro’, publicado neste mês de dezembro pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro, destaca em um dos seus capítulos o projeto de pesquisa ‘1930 – a caminho do centenário: convergências bibliográficas e fontes digitais (BR 1930)’, desenvolvido pela Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa. A publicação tem 820 páginas e o material relacionado à pesquisa paraibana está registrado entre as páginas 652 e 667. Para ter acesso, basta clicar no link https://www.gov.br/casaruibarbosa/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/pdfs/copy3_of_Governancaarquivistica_Final1.pdf.
‘1930 – a caminho do centenário’ é uma das onze pesquisas desenvolvidas pelo ‘Projeto preservação da memória e difusão educativa, cultural e científica do acervo da Fundação Casa de José Américo’, uma parceria da FCJA com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties-PB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).
O projeto em destaque no e-book da Fundação Casa de Rui Barbosa é coordenado pelo professor Jivago Correia Barbosa, que recentemente assumiu a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Paraíba. A equipe de pesquisadores comandada por Jivago Barbosa é composta por Ana Andréa Vieira de Castro, Claudialyne da Silva Araújo, Carla Keuren Nunes Sousa e José Miguel Holderbaum Ferrari.
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Jivago é docente efetivo do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. Ana Andréa Vieira de Castro é pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR/UFPB). Doutora em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Claudialyne da Silva Araújo é docente efetiva do Departamento de Ciências da Informação (DCI/UFPB). Discente do curso de graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, Carla Keuren Nunes Sousa é bolsista graduanda da Fundação Casa de José Américo. José Miguel Holderbaum Ferrari também é discente do curso de graduação em História da UFPB e bolsista graduando da FCJA.
A publicação da Fundação Casa de Rui Barbosa reúne um conjunto de autores que se dedicam às discussões em torno da incorporação dos conceitos de governança arquivística e de gestão de documentos na rotina das organizações e das instituições. Organizado por capítulos, o livro oferece um panorama da produção científica sobre temáticas como: modelos de liderança; mecanismos de controle; definição de estratégias; desafios na implantação de documentos, considerando ambientes públicos e privados.
O ‘Projeto preservação da memória e difusão educativa, cultural e científica do acervo da Fundação Casa de José Américo’ tem coordenação-geral da professora Lúcia Guerra, gerente executiva de Documentação e Arquivo da FCJA.
Além do grupo de pesquisa coordenado por Jivago Barbosa, o projeto ainda tem outras dez equipes de pesquisadores. Uma delas trabalha o tema ‘Entre termos e conceitos: uma pesquisa documental sobre educação patrimonial’, sob a coordenação da professora Giovanna Barroca. Outra é ‘Sustentabilidade e diversidade: pesquisa-ação na falésia do Cabo Branco’, a ser coordenado por Marcus Vinícius Santa Cruz Pereira.
As outras oito linhas de pesquisas em andamento são ‘Manuscritos de José Américo de Almeida: identificação e descrição de documentos’ (coordenação de Danielle Alves); ‘De A Paraíba e seus problemas à A Bagaceira: itinerários literários de José Américo de Almeida’ (coordenação de Luiz Mário Burity); ‘Acervo audiovisual da FCJA: imagem e memória (coordenação de João de Lima); ‘Imprensa e cultura na Paraíba: os circuitos de comunicação das revistas Ilustração e Manaíra (1930-1940)’, com Alômia Abrantes na coordenação; ‘Modernização digital do acervo da Fundação Casa de José Américo: estruturando a preservação e o acesso’ (coordenação de Josemar Melo); ‘Por uma cartografia dos lugares de consciência na Paraíba: trajetos do patrimônio cultural por meio da memória das violações de direitos humanos e da resistência’ (coordenação de Fernanda Rocha)’; ‘Patrimônio Arqueológico da Paraíba’ (coordenação de Adriana Machado); e ‘Repositório Arquivístico Digital Confiável da produção do Projeto Preservação e Difusão do Acervo da FCJA’ (coordenação de Lúcia Guerra).
Paraíba Programa de Piscicultura da Paraíba encerra ano com produção aproximada de 7 milhões de alevinos
Paraíba Espep capacita mais de 12 mil servidores públicos estaduais no ano de 2025
Geral Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026
Geral Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo em 15 estados
Geral Bebidas destiladas são encontradas enterradas na praia de Copacabana
Geral Rio tem previsão de calor e chuvas isoladas nos próximos dias Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuva