A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedec-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), confirmou nesta quinta-feira (1º) que continua em vigor o alerta de ressaca para o litoral fluminense, entre a capital do Rio de Janeiro e o município de Arraial do Cabo, até que sejam emitidos novos avisos pela Marinha.
A medida visa reforçar a segurança de moradores e turistas, especialmente neste período de grande movimentação em função das festas de virada do ano. A orientação da Defesa Civil é que a população evite entrar no mar, principalmente durante a noite e nos períodos de maré alta. Segundo o órgão, é fundamental respeitar a sinalização de segurança, seguir as orientações dos guarda-vidas, não ultrapassar áreas isoladas e manter crianças sob supervisão constante.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Tarciso Salles, esclareceu que a ressaca aumenta significativamente o risco de afogamentos. “Por isso, pedimos que a população colabore, respeite a sinalização, evite o banho de mar e priorize a segurança neste período de réveillon .”
Pessoas que tenham consumido bebida alcoólica não devem entrar no mar. Recomenda-se também manter distância de costões, pedras e áreas com correnteza visível. Em caso de emergência, a orientação é que as pessoas procurem imediatamente um guarda-vidas ou acionem os telefones 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
Geral Rio: áreas de instabilidade podem provocar chuva e temperatura elevada
Geral Sorteadas as seis dezenas da Mega da Virada: 09-13- 21-32-33-59
Geral Maior réveillon do mundo, Rio poderá ter chuva com ressaca
Geral Defesa Civil alerta para chuva intensa nos primeiros dias do ano em SP
Geral Mega da Virada sai hoje a noite; saiba como apostar
Paraíba Ouvidoria: Instrumento de escuta, transparência e controle social Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 26°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva