A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) participou, nessa quarta-feira (11), de reunião técnica no Ministério Público da Paraíba (MPPB) para apresentação parcial dos resultados da Operação Orla Limpa
Durante o encontro, foram apresentados dados das fiscalizações e vistorias realizadas ao longo da operação, com foco nas denúncias recebidas e nas ações executadas pelos órgãos envolvidos. Também foram discutidas medidas e encaminhamentos voltados à busca de soluções definitivas para os problemas ambientais identificados.
Na ocasião, a promotora de Justiça Cláudia Cabral destacou a importância da consolidação de dados técnicos e evidências para subsidiar a adoção de medidas mais eficazes no enfrentamento das irregularidades, além de orientar o direcionamento estratégico das ações de controle e fiscalização.
Ficou ainda definido o fortalecimento de novos eixos de campanhas educativas, com o objetivo de ampliar a conscientização da população e promover avanços na sustentabilidade e na preservação ambiental.
Operação Orla Limpa - Desde o início da operação, 15 empreendimentos foram fiscalizados, resultando em 15 notificações, 3 autuações e, até o momento, nenhuma interdição.
As autuações ocorreram nos seguintes casos: Picanhas do Bastos – falta de licença; Peres Lava Jato – falta de licença; e Residencial Tiffanny – lançamento irregular de efluentes.
A operação tem como foco principal o bairro de Tambaú, especialmente o entorno da rede de drenagem que desemboca ao final da Avenida Ruy Carneiro, motivada pelo registro de lançamento de água escura e com odor característico nos primeiros dias do ano.
Ao longo das ações, já foram percorridas, parcial ou totalmente, as avenidas Rui Carneiro, Izidro Gomes, Olinda e Almirante Tamandaré, além de visitas pontuais em Cabo Branco e Jardim Oceania, a partir de informações da Cagepa e da Seinfra.
De acordo com a Sudema, o principal aspecto observado até o momento é o impacto de churrascarias de grande porte na rede de esgoto, especialmente quando não possuem ou não realizam a limpeza periódica das caixas de gordura, situação que tem demandado ações frequentes de desobstrução por parte da Cagepa.
Além da Sudema e do Ministério Público da Paraíba, participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semas) e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).


Paraíba Jardim Botânico promove primeira edição do Jardim Folia com carnaval sustentável
Paraíba Paraíba amplia oferta de voos em 19% no Carnaval e reforça resultado dos investimentos do Governo do Estado em promoção turística
Paraíba SES reúne equipes das três macrorregiões para alinhamento estratégico em Saúde Digital
Paraíba Meios de Hospedagem na Paraíba têm até o dia 19 para adotar cadastro digital de hóspedes
Geral Discord anuncia novas regras para segurança de usuários adolescentes
Paraíba Paraíba realiza primeira Oficina do “Detecta APS” para rastreamento, diagnóstico precoce e manejo do câncer de mama e do colo do útero Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 26°
Chuvas esparsas