A aplicação da Lei do Feminicídio e o enfrentamento à violência econômica contra a mulher estarão no centro da primeira reunião do ano da Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, marcada para quarta-feira (25), às 14h30.
Ao todo, oito requerimentos que propõem a realização de audiências públicas e seminários estão na pauta. Entre eles, o REQ 1/2026 – CMCVM , que prevê debate sobre a violência contra a mulher e a efetividade da Lei do Feminicídio ( Lei 13.104/2015 ). A iniciativa é da presidente do colegiado, deputadaLuizianne Lins(PT-CE).
Segundo a parlamentar, a audiência será “um espaço de escuta estratégica, conectando o Parlamento com a sociedade civil organizada, o Poder Executivo e especialistas de renome”. Ela afirmou ainda que a expectativa é alinhar as ações legislativas e fiscalizadoras da comissão “às demandas reais das mulheres brasileiras”.
Também estará em análise o requerimento ( REQ 6/2026 - CMCVM) da senadoraAugusta Brito(PT-CE) para discutir a violência econômica e a importância da autonomia financeira das mulheres. De acordo com a senadora, o debate deve evidenciar como a dependência financeira pode aprofundar situações de vulnerabilidade e dificultar o rompimento do ciclo de violência.
Senado Federal CDH vai analisar inclusão digital de ribeirinhos, quilombolas e indígenas
Senado Federal Presidente Lula sanciona reajuste para servidores do Legislativo com vetos
Senado Federal Mulheres de destaque na política receberão comenda Ceci Cunha
Senado Federal Lei torna programa Gás do Povo permanente
Senado Federal Projeto prevê atendimento psicológico para brasileiras sob violência no exterior
Senado Federal Vítimas expulsas por facções podem ter prioridade em políticas públicas Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 23°
ChuvaMín. 17° Máx. 24°
Chuva