Sábado, 20 de Julho de 2024 14:51
(61) 99213-8686
Praia Grande São Paulo

No Dia Mundial da Reciclagem, ampliação da coleta seletiva e novos Ecopontos são destaques em PG

População deve colaborar para preservar o meio ambiente

19/05/2024 17h30
Por: Redação Fonte: Com Informações de Assessoria
Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande
Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande

Por: PEDRO SBRAVATTI 

Os raios do sol pintam de dourado as ruas do Bairro Tupiry, em Praia Grande-SP. O relógio marca 8 horas da manhã. O portão do Ecoponto que atende esta região da Cidade é aberto. Pouco segundos depois entra na unidade o pedreiro e morador da Cidade, Antônio Sérgio de Souza. O trabalhador carrega sacos com resíduos da construção civil (RCC) e de materiais como plástico e vidro. O descarte do material é feito corretamente em uma das caçambas. Com um sorriso no rosto agradece os servidores que atuam no local. No Dia Mundial da Reciclagem, o exemplo dado pelo ‘seu Antônio’ é algo que deve ser multiplicado com o objetivo de se preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

“Eu sempre utilizo o Ecoponto. A criação desse espaço foi muito importante para o nosso bairro e ajuda bastante os moradores daqui. Todos precisam colaborar e fazer sua parte”, comentou o morador do Tupiry após utilizar o serviço.

Nessa luta diária em prol do meio ambiente, que pode ser comparada paradoxalmente com a expressão popular ‘trabalho de formiguinha’, a Prefeitura de Praia Grande tem feito a parte dela e, inclusive, ido além de suas obrigações. A Administração Municipal segue inaugurando novos Ecopontos. No total, já são 23 unidades espalhadas por todas as regiões da Cidade. Os espaços contam com caçambas para o depósito de itens como plástico, vidro, madeira, podas de árvores e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte), além de receber também pilhas e óleo de cozinha. Quatro ainda são polos para recebimento de pneus, os Ecopontos Aviação, Tupi, Esmeralda e Caiçara.

Outro destaque fica por conta da coleta seletiva. Todos os bairros são atendidos pelos caminhões específicos para o serviço, que ocorre 30 minutos antes da coleta domiciliar. É solicitado para a população que coloque o lixo seco em sacos verdes e próximo ao portão, ação que colabora para diferenciar do lixo úmido/orgânico, que deve ficar próximo do meio fio.

“Os números alcançados por Praia Grande são positivos. Mas podemos ir além. A população deve colaborar e separar o lixo seco do úmido. Juntos, podemos reciclar mais, preservar o meio ambiente e os recursos naturais. As futuras gerações e o planeta agradecem”, afirmou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

Mas não é só isso. Outro sucesso junto aos munícipes é o Rapa-Treco. Todos os dias, os caminhões da ação trabalham recolhendo materiais inservíveis (móveis, utensílios, eletrodomésticos, entre outros). Basta o morador deixar o material na calçada de sua residência no dia de recolha referente ao seu endereço, até as 8 horas.

Números – Ao longo dos últimos anos, Praia Grande tem registrado aumento do número de materiais recicláveis. Em 2023, foram 1,5 mil toneladas de itens recolhidos na coleta seletiva; até abril deste ano, já foram pouco mais de 500 toneladas. Os dados dos Ecopontos também chamam a atenção: 400 toneladas em 2023; mais 63 toneladas nos primeiros quatro meses deste ano. Somando ano passado e o início de 2024, foram recolhidos mais de 200 toneladas de pneus nos quatro Ecopontos da Cidade. Os dados são da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) municipal, que responsável pela realização dos trabalhos.

Cooperativas – Praia Grande conta com duas cooperativas, a Acamar e a Coopervida. Todo o lixo reciclável coletado pela Prefeitura é destinado para esses locais. A seleção do material reciclável (papel, plástico, vidro e metal) é feita pelos trabalhadores. Atualmente, pouco mais de 100 famílias integram o quadro das cooperativas e vivem exclusivamente da reciclagem.

Escolas - Formar uma sociedade com pessoas mais conscientes e engajados em ações sustentáveis que preservam o meio ambiente. Esse é o objetivo dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande nas 78 escolas da rede municipal de ensino. Milhares de crianças e jovens participam das atividades ao longo de todo o ano. Os pequenos têm outro papel importante. Com o conhecimento adquirido, se transformam em multiplicadores das informações em suas famílias e comunidades.

Recicla Praia Grande – O Recicla Praia Grande é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Prefeitura e a ONG Espaço Urbano. Na prática, o programa está angariando materiais recicláveis higienizados por meio da troca por produtos, estimulando assim a consciência ambiental e também a redução do volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário.

Prêmio - As práticas sustentáveis de sucesso colocadas em prática pela Prefeitura valeram para Praia Grande a certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.

O Programa Município Verde Azul foi criado em 2007 e tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios. A iniciativa busca ainda estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.