Sexta, 21 de Fevereiro de 2025 16:10
(61) 99213-8686
Goiás ENTORNO

Goiás irá subsidiar tarifa do transporte coletivo no Entorno em parceira com o DF

Proposta pelo governador Ronaldo Caiado ainda em 2023, medida vai garantir tarifas mais baratas no Entorno do DF

20/02/2025 17h55 Atualizada há 22 horas
Por: Redação Fonte: Vice-Governadoria - Governo de Goiás
Daniel Vilela se reúne com governador do DF, Ibaneis Rocha, e prefeitos da região do Entorno para definição de consórcio proposto pelo governador Ronaldo Caiado com o objetivo de garantir tarifas mais baratas no transporte público - Fotos: Jota Eurípedes
Daniel Vilela se reúne com governador do DF, Ibaneis Rocha, e prefeitos da região do Entorno para definição de consórcio proposto pelo governador Ronaldo Caiado com o objetivo de garantir tarifas mais baratas no transporte público - Fotos: Jota Eurípedes

A proposta do Governo de Goiás para a criação de um consórcio interfederativo para conter o aumento da tarifa do transporte público no Entorno foi aceita pelo governo do Distrito Federal. O modelo de gestão compartilhada para subsidiar o valor da passagem foi proposto pelo governador Ronaldo Caiado ainda em 2023. A medida foi discutida nesta quinta-feira (20/2), no Palácio do Buriti, em Brasília, em reunião entre o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e prefeitos da região.

Vilela destacou a importância do consórcio para garantir um transporte público mais acessível e eficiente. “O governador Ronaldo Caiado construiu essa solução há muito tempo, e agora temos a disposição do governador Ibaneis para essa parceria, permitindo investimentos em infraestrutura, reforma de terminais e, principalmente, na redução da tarifa. A população que abastece Brasília merece um transporte coletivo de qualidade e preço justo”, afirmou. Ele citou ainda o sucesso do modelo adotado na Região Metropolitana de Goiânia, que viabilizou a renovação da frota, melhorias nos terminais e a manutenção da tarifa congelada em R$ 4,30 nos últimos seis anos.

Desde 2023, o Governo de Goiás defende a criação de um consórcio interfederativo no Entorno do DF, com o subsídio tarifário mantido em parceria com a União e o governo do Distrito Federal (GDF). Em 2022, diante de um reajuste de 26%, o Estado recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o aumento da passagem. Em 2023, o governador Ronaldo Caiado foi até o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para suspender mais um reajuste da tarifa. 

Nesta quinta-feira (20), Ibaneis reforçou a necessidade de uma solução definitiva para o problema. “É fundamental resolver de vez essa questão das tarifas do Entorno. Muitos trabalhadores dependem desse serviço, e esse custo elevado impacta tanto o Distrito Federal quanto os órgãos públicos federais, que empregam essa mão de obra”, destacou.

No ano passado, após insistência do Governo de Goiás, um grupo de trabalho envolvendo os três entes federados foi criado para avançar no assunto. Técnicos do Ministério dos Transportes estiveram em Goiânia para conhecer o modelo de gestão compartilhada do transporte da Região Metropolitana. A proposta de Goiás é de que cada ente arque igualmente com parte do custeio do benefício, como é feito na capital. 

A iniciativa busca evitar que novos reajustes, como o aumento de 2,9% anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onerem ainda mais a população que depende do transporte coletivo para se deslocar diariamente entre Goiás e o Distrito Federal. 

Ações
Agora, a proposta avança para a etapa de modelagem do consórcio, com a definição de responsabilidades entre os entes envolvidos. A secretária do Estado de Goiás no Entorno do DF, Caroline Fleury, explicou que haverá uma reunião técnica para detalhar a divisão dos custos: “O Estado de Goiás e o Distrito Federal dividirão o custeio da operação, enquanto a União investirá na infraestrutura”, disse.

O prefeito de Valparaíso, Marcus Vinicius, ressaltou que o projeto representa um avanço para a população do Entorno. “Nossos moradores sofrem diariamente com um transporte caro e de baixa qualidade. Estamos confiantes de que essa parceria trará melhorias significativas”, afirmou.

O governo de Goiás segue pressionando a ANTT para frear os sucessivos reajustes. “Somente no último ano, os aumentos já somam mais de 9%”, alertou Daniel Vilela. “Vamos trabalhar para operacionalizar esse consórcio o mais rápido possível e garantir a redução da tarifa e a melhoria do serviço”, concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.