O Senado começa a analisar nos próximos dias a medida provisória que isenta os taxistas da taxa de verificação dos taxímetros. A matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última segunda-feira (27) e perde a validade em 10 de novembro.
A MP 1.305/2025 isenta os taxistas da taxa de R$ 52 paga ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A isenção vale tanto para a verificação inicial, a cargo do fabricante ou importador do veículo, quanto para as seguintes durante um período de cinco anos.
Aprovado na forma de um projeto de conversão, o texto também muda a Lei 12.468, de 2011 , que regulamenta a atividade da categoria, permitindo a transferência da outorga a terceiros. Além disso, os taxistas ganham permissão para fazer à distância os cursos obrigatórios sobre relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos.
A MP 1.305/2025 inclui na regulamentação da profissão um novo dever do taxista: não parar a prestação do serviço sem justificativa ou sem autorização expressa do poder público que concedeu a outorga. O texto considera como descontinuidade a situação em que o profissional não realiza vistoria ou renovação da licença por dois anos.
A medida provisória lista situações que não caracterizam a descontinuidade do serviço:
O relator da matéria, deputado José Nelito (União-GO), incluiu dispositivo para permitir a transferência da outorga. De acordo com o texto, a cessão do direito deve ocorrer nas mesmas condições da outorga original e pelo prazo restante. Em caso de falecimento do taxista, o cônjuge, o companheiro ou os filhos têm um ano a partir do óbito para pedir a cessão da outorga em seu favor.
A MP 1.305/2025 também cria o Dia Nacional do Taxista, celebrado em 26 de agosto. A data marca a sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da Lei 12.468, de 2011 , que regulamentou a profissão de taxista. A comissão mista que analisou a medida provisória foi presidida pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC).
Com informações da Agência Câmara
Senado Federal Congresso vota na quinta autorização permanente para reduzir IR
Senado Federal Confúcio Moura alerta para impacto da violência na educação
Senado Federal Com habeas corpus, empresário não responde perguntas na CPMI
Senado Federal Paim destaca resultados da viagem de Lula à Ásia
Senado Federal Congresso celebra 100 anos da GM e destaca potencial industrial do país
Senado Federal CAE quer ouvir Coaf sobre acordo de leniência do BC com Campos Neto Mín. 18° Máx. 32°
Mín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuva