A Prefeitura do Rio de Janeiro prevê ampliar a infraestrutura pública de recarga para veículos elétricos com a implantação de 15 novos postos de recarga rápida até 2028. O projeto é uma parceria com C40 Cities, rede global de prefeitos das principais cidades do mundo unidos em ações para enfrentar a crise climática, e The Climate Pledge (TCP), por meio da iniciativa global Laneshift.
O anúncio foi feito durante o evento Rio avança no transporte de carga zero emissão para um futuro sustentável , nesta sexta-feira (31), no Porto Maravalley, em Santo Cristo, na região central da cidade.
A parceria entre o poder público e o setor privado reúne sete empresas dos setores de transporte, logística e manufatura. Desde julho, a C40 apoia um projeto demonstrativo de infraestrutura pública de recarga, inaugurando dois eletropostos da EZVolt, o Eletroposto Carioca, na Barra da Tijuca, e primeiro hub público do país, e, agora, o da Avenida Brasil, que opera como laboratório urbano até dezembro deste ano. Os dados gerados irão subsidiar a implantação de 15 novos eletropostos no Rio de Janeiro.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, a procura por carro elétrico tem aumentado, e o “crescimento da frota elétrica é uma realidade mundial”.
“A cidade tem que ir se adaptando a essa realidade. Isso traz menos poluição, menos ruído e mais qualidade de vida. Mas as pessoas só mudam o hábito quando faz diferença econômica. O investimento na compra é maior, mas ao longo do tempo a pessoa tem retorno com a economia de combustível”, disse Lima.
O transporte rodoviário no Rio de Janeiro é responsável por 35,9% das emissões de gases poluentes, segundo a prefeitura da cidade.
“A concentração média anual de partículas inaláveis, resultado da queima de combustíveis fósseis de veículos a diesel, poeira e queimadas, varia entre 11 e 17 µg/m³, acima do limite de 10 µg/m³ recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, explica a prefeitura.
De acordo com a C40, a Laneshift é um programa internacional voltado para a descarbonização do transporte de carga em cidades da América Latina e da Índia, oferecendo assistência técnica e apoio a políticas públicas para acelerar a transição para veículos de zero emissão.
Paraíba Hospital da Mulher realiza ação de prevenção com colaboradoras e pacientes em alusão ao Outubro Rosa
Geral SP tem queda em casos de estupros e homicídios dolosos em setembro
Paraíba João Azevêdo apresenta potencial da Paraíba nas áreas do turismo, energias renováveis e ciência e tecnologia a cônsul-geral da Alemanha
Paraíba Corrida pela Vida encerra ações do Outubro Rosa do Hospital de Catolé do Rocha
Paraíba Hospital do Bem encerra programação do Outubro Rosa com distribuição de lenços para pacientes oncológicos
Geral EBC confirma nomeação de nova ouvidora e ouvidor-adjunto Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 21°
Chuva