Os avanços e desafios do HTLV na Paraíba foram tema de uma das palestras realizadas, nessa terça-feira (4), durante a programação do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop 2025), que acontece no Centro de Convenções, em João Pessoa. A agenda teve como objetivo apresentar a situação do estado em relação às ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para fortalecer a prevenção e o diagnóstico da infecção, com destaque para o cuidado às gestantes e bebês.
De acordo com a chefe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids da SES, Joana Ramalho, a Paraíba tem se destacado nacionalmente pelos avanços na organização da linha de cuidado às pessoas que vivem com o vírus.
“O estado tem desenvolvido um trabalho consistente no fortalecimento da vigilância e do cuidado às pessoas que vivem com HTLV, com atenção especial à prevenção da transmissão vertical. Além de sediar o primeiro Simpósio Internacional sobre o tema, a Paraíba foi um dos estados pioneiros a instituir o Dia Estadual de Luta Contra o HTLV, celebrado em 10 de julho, e a notificação compulsória dos casos. Esses marcos reforçam o compromisso com a visibilidade e a qualificação da assistência à saúde dos nossos usuários”, destacou Joana.
Entre os principais avanços está a implantação da Linha de Cuidado da Transmissão Vertical do HTLV, que contempla gestantes e recém-nascidos. O Hospital da Mulher D. Creuza Pires, em João Pessoa, é a principal referência estadual para o acolhimento e diagnóstico de mães e bebês infectados ou sob suspeita de infecção, fortalecendo a rede de atenção e a integração entre vigilância e assistência.
Ao longo do Medtrop 2025, a Secretaria de Estado da Saúde também vem sendo representada por diferentes setores e áreas técnicas, com a apresentação oral de trabalhos científicos e a exposição de e-pôsteres que evidenciam os avanços do estado em diversos campos da saúde pública.



Geral CNU 2025: 46,06% dos aprovados para 2ª fase concorrem por cotas
Paraíba João Azevêdo anuncia R$ 2,8 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino
Paraíba Escolas da rede estadual participam de gincana de reciclagem de resíduos eletrônicos
Geral Caminhos da Reportagem analisa ação policial mais letal do país
Goiás Governo moderniza Hugo e amplia qualidade do atendimento no SUS
Paraíba Exposição em Ouro Velho reúne produtores de caprinos e ovinos Mín. 18° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas