As obras da Travessia Subaquática Santos-Guarujá estão em etapa final após a instalação dos tubos da nova adutora, que vai transportar até 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá. Com investimento de R$ 134,7 milhões, o empreendimento da Sabesp vai reforçar o abastecimento de mais de 450 mil pessoas na Baixada Santista e ampliar a segurança hídrica da região.
A obra integra o novo ciclo de investimentos da Sabesp após a desestatização da companhia promovida pelo Governo de São Paulo. Em 2025, foram investidos R$ 15,2 bilhões em infraestrutura, valor 120% superior aos R$ 6,9 bilhões registrados no ano anterior. Os investimentos têm como meta antecipar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela companhia até 2029.
A nova adutora terá 5,56 quilômetros de extensão, sendo cerca de 1,5 quilômetro em travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos. A estrutura vai interligar o sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão ao sistema de distribuição de Vicente de Carvalho, em Guarujá, ampliando a capacidade de transporte de água tratada para o município.

O trajeto da nova adutora começa em Santos. A água produzida na ETA Cubatão seguirá para os reservatórios da Sabesp e, a partir do reservatório do Saboó, será conduzida pela nova estrutura. Na cidade, a tubulação passa pela Avenida Martins Fontes e pela Avenida Antônio Prado, percorrendo a região próxima ao cais.
Ao longo desse trecho, a adutora passa pelas proximidades do Museu Pelé e do Museu do Café. Na altura do Outeiro de Santa Catarina, a tubulação passa a ficar sob a água e inicia a travessia subaquática do canal do Porto de Santos.
Depois de cruzar o canal, a adutora chega ao Guarujá pela Rua Visconde de Mauá, em Vicente de Carvalho. O traçado segue pela Avenida Castelo Branco, acessa a Rua São Paulo e termina na Rua Ernestina Amadéo dos Santos, onde se conecta ao reservatório que abastece a região e hoje recebe água da ETA Jurubatuba.
Esta será a segunda travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos. A nova estrutura se somará à adutora já existente entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, que também transporta até 500 litros de água por segundo para o abastecimento da Ilha de Santo Amaro.
A nova adutora ampliará a capacidade de transporte de água para Guarujá sem impacto no abastecimento de Santos e Cubatão, uma vez que a ETA Cubatão tem capacidade para atender os três municípios.
Tecnologia nas inspeções
Durante as obras, a Sabesp passou a utilizar o cachorro-robô DOM, equipamento controlado remotamente para inspeções em tubulações, galerias e ambientes confinados. O robô possui sensores de detecção de gases, câmera de alta definição e sistema de iluminação, permitindo a avaliação das condições dos ambientes sem exposição dos trabalhadores a riscos operacionais.
Com autonomia de duas horas e baterias removíveis, o equipamento é operado por profissionais treinados e transmite dados em tempo real, contribuindo para o acompanhamento das redes operadas pela companhia e das obras em andamento.
São Paulo Time São Paulo conquista 5 medalhas em etapa do Mundial de tênis de mesa paralímpico
São Paulo Laser alivia dores da amamentação e evita desmame precoce de bebês, aponta estudo da USP
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
São Paulo Metrô, CPTM, Poupatempo e Bom Prato têm operação especial por causa do jogo do Brasil nesta segunda (29); confira
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29) Mín. 15° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 26°
Tempo limpo