Quinta, 18 de Dezembro de 2025 02:02
(61) 99213-8686
Brasil Anvisa

Anvisa autoriza uso emergencial e temporário de vacina contra covid-19

Anvisa autoriza uso emergencial e temporário de vacina contra covid-19

10/12/2020 14h26 Atualizada há 5 anos
Por: Redação
An employee at the Hermes Pardini laboratory shows a sample of the coronavirus disease (COVID-19) testing with PCR amplification, in Vespasiano, near Belo Horizonte, Brazil, July 23, 2020. Picture taken July 23, 2020. REUTERS/Washington Alves
An employee at the Hermes Pardini laboratory shows a sample of the coronavirus disease (COVID-19) testing with PCR amplification, in Vespasiano, near Belo Horizonte, Brazil, July 23, 2020. Picture taken July 23, 2020. REUTERS/Washington Alves

Autorização de uso emergencial é restrita a um “público definido"

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que “abre possibilidade aos laboratórios de solicitarem autorização para uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra covid 19”. A decisão, deliberada hoje (10) durante a 11ª Reunião da Diretoria Colegiada, oficializa o pedido de uso emergencial de vacina anunciado no dia 2 de dezembro pela própria Anvisa. Segundo a agência, nenhum laboratório solicitou, até o momento, o uso mesmo após a Anvisa ter publicado um guia com os requisitos para esse pedido.
“Serão considerados dados de estudos não clínicos e clínicos, de qualidade, boas práticas de fabricação, estratégias de monitoramento e controle e resultados provisórios de ensaios clínicos, entre outras evidências científicas. Além disso, a empresa deve apresentar informações que comprovem que a fabricação e a estabilidade são adequadas para garantir a qualidade da vacina”, informou, por meio de nota, a Anvisa.
A agência esclarece que a autorização de uso emergencial e temporária é restrita a um “público previamente definido”, não substituindo o registro sanitário.
“A modalidade de uso emergencial e temporário está prevista em regulamento e pode trazer benefícios a determinados e controlados grupos, como medida adicional para o enfrentamento da pandemia. O pedido de uso emergencial e temporário deve ser submetido pela empresa desenvolvedora da vacina contra covid-19”, detalhou a Anvisa.

Edição: Kleber Sampaio

Foto: Divulgação An employee at the Hermes Pardini laboratory shows a sample of the coronavirus disease (COVID-19) testing with PCR amplification, in Vespasiano, near Belo Horizonte, Brazil, July 23, 2020. Picture taken July 23, 2020. REUTERS/Washington Alves - Tradução - Funcionário do laboratório Hermes Pardini mostra amostra de coronavírus (COVID-19) com amplificação por PCR, em Vespasiano, próximo a Belo Horizonte, Brasil, em 23 de julho de 2020. Foto tirada em 23 de julho de 2020. REUTERS / Washington Alves
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.