“O município de Luziânia já fez o dever de casa: produziu seu plano, um exemplo que merece ser aplaudido e imitado”, escreveu o conselheiro Daniel Goulart, coordenador do Pacto Nacional pela Primeira Infância no TCM-GO no artigo Mãos à obra, publicado nesta quinta-feira (18), no Jornal O Popular.
A referência ao documento se deve, em parte, pelo fato de Luziânia ter sido o primeiro município de Goiás a criar o Plano Pela Primeira Infância, ainda no mês de maio de 2023.
“Ação importantíssima e necessária que reuniu a sociedade civil e os poderes constituídos para colocar o município na vanguarda sobre a proteção, preservação e ampliação dos direitos das nossas crianças”, explicou o prefeito Diego Sorgatto ao comentar a publicação do artigo.
Vale ressaltar ainda que Luziânia teve protagonismo internacional quando o Plano foi apresentado, em agosto último, no 12° Fórum das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça. Na oportunidade, o município foi representado pelo secretário de Educação, Tiago Machado, que apresentou o documento como exemplo de boas práticas no painel “Invisíveis e Inéditos: O Custo de Ignorar as Crianças na Devida Diligência dos Direitos Humanos”.
Com metas audaciosas, o Plano Municipal pela Primeira Infância prevê a ampliação de 3,5 mil vagas de creches na rede pública em um período de no máximo 5 anos, zerando assim a fila de espera nesta modalidade de ensino. Também atuará na melhoria nutricional infantil, na cobertura vacinal das crianças, nos cuidados com a saúde de gestantes, no acolhimento familiar e inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade.
“Metas que já estamos perseguindo e que acreditamos que o município as alcançará dentro do prazo previsto”, concluiu o prefeito Diego Sorgatto.
Sorgatto ainda agradeceu a todos que participaram da elaboração do Plano, em destaque para a Procuradora-Geral do Município, Yasmin Melo e a titular do Juizado da infância e Juventude de Luziânia, Dra. Célia Lara.
Política Edinaldo Parrião declara apoio a Marconi Perillo e reforça volta à cena política de Goiás
Luziânia CEPI Osvaldo está entre as 20 melhores escolas integrais públicas de Goiás
Valparaíso de Goiás Projeto prevê integração de videomonitoramento policial para aumentar segurança em Valparaíso de Goiás
Valparaíso de Goiás Receba o agente de controle de endemias em sua casa
Valparaíso de Goiás Nota de Esclarecimento - Secretaria Municipal de Educação
VALPARAÍSO DE GOIÁS Nova mesa diretora toma posse em sessão solene Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuva