 
 O Governo da Paraíba e o Banco Mundial se reúnem, a partir desta segunda-feira (4) até sexta-feira (8), em mais uma Missão de Apoio à Implementação do Projeto de Segurança Hídrica do Estado (PSH-PB), que já conta com obras como a Adutora Transparaíba – Ramal Cariri e do Sistema de Saneamento da Região Metropolitana de João Pessoa.
A missão é realizada com foco na avaliação do progresso do Projeto, conforme o Plano de Revisão de Meio Termo (RMT), objetivos e quadro de indicadores, desafios, projeto de indicadores e desembolsos no período 2024-2026, acordos legais, salvaguardas ambientais e sociais, segurança de barragens, entre outros.
A abertura da missão foi presidida pelo secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, com a participação do gerente do Projeto no Banco Mundial, Alfonso Alvestegui; da secretária executiva da Seirh, Virgiane Melo, que também é coordenadora do PSH-PB; do presidente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius; do presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Porfírio Loureiro; entre outros técnicos do Estado e do BM.
O secretário Deusdete Queiroga cumprimentou as equipes e falou do progresso do projeto, “que nesta missão já conta com os avanços físicos das grandes obras, que estão em andamento, como as obras, da Adutora Transparaíba – Ramal Cariri e do Sistema de Saneamento da Região Metropolitana de João Pessoa”, destacou o secretário expressando seu contentamento com o avanço do projeto, pelo resultado que essas obras trarão para a sociedade paraibana.
A secretária executiva Virgiane Melo agradeceu a presença, fez uma apresentação em vídeo sobre o andamento do projeto e falou da expectativa quanto ao trabalho produtivo que será realizado esta semana, com reuniões e visitas as obras; e que espera que esta missão auxilie bastante para que sejam superados os desafios.
Nesta terça-feira (5), a missão continua com visita às obras da Adutora do Cariri, no município de Monteiro. Na quarta-feira (6), haverá reunião interna pela manhã e à tarde visita aos canteiros de obras da Usina 1, Usina 2 e Emissários e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em João Pessoa, além de discussões sobre o andamento do projeto.
A programação prossegue na quinta-feira (7) pela manhã, com reuniões internas para análises do andamento das atividades ambientais e sociais, balanço geral de atividades e novo cronograma do projeto, entre outros. À tarde, haverá visita ao canteiro de obras, na Estação de Marés e na sexta-feira (8) pela manhã, haverá a conclusão e recomendações da Missão.
A reunião, que ocorre na Unidade Gestora do Projeto (UGP), conta com a participação de 48 técnicos, sendo 34 representantes de órgãos estaduais: Seirh, Cagepa, Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Controladoria Geral do Estado (CGE) e 14 técnicos do Banco Mundial.
O contrato de empréstimo com o Banco Mundial para execução do PSH-PB foi assinado no dia 2 de dezembro de 2020, pelo governador João Azevêdo e a instituição financeira, no valor de aproximadamente US$ 127 milhões. Como contrapartida, a gestão estadual também investirá, com recursos próprios, o montante de US$ 80,2 milhões nesse projeto.
A ação vai beneficiar toda a população da Paraíba, especialmente as regiões do Cariri e Curimataú, que irão receber água de qualidade por meio do Sistema Adutor Transparaíba. Além disso, os investimentos irão permitir a reestruturação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), bem como o reordenamento do esgoto de João Pessoa, ampliando a capacidade de tratamento da Cagepa na Capital.




 Geral Movimentos sociais no Maranhão fazem ato contra violência policial
 Geral Movimentos sociais no Maranhão fazem ato contra violência policial  Geral Rio prevê ampliar rede pública de recarga para veículos elétricos
 Geral Rio prevê ampliar rede pública de recarga para veículos elétricos  Geral Tiroteios constantes afetam desenvolvimento de crianças em comunidades
 Geral Tiroteios constantes afetam desenvolvimento de crianças em comunidades  Geral Caixa termina de pagar parcela do Bolsa Família de outubro
 Geral Caixa termina de pagar parcela do Bolsa Família de outubro  Paraíba Cadeia Pública de Malta inova com Curso de Agricultura Orgânica e foca na ressocialização
 Paraíba Cadeia Pública de Malta inova com Curso de Agricultura Orgânica e foca na ressocialização  Paraíba Música, show de humor e novas conquistas marcam o encerramento da Semana do Servidor Público na SES
 Paraíba Música, show de humor e novas conquistas marcam o encerramento da Semana do Servidor Público na SES Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas