O tradicional bloco Cacique de Ramos foi declarado patrimônio histórico e cultural, de natureza imaterial, do Estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento veio pela Lei 10.562 de 2023, sancionada pelo governo estadual e publicada nesta quinta-feira (07) no Diário Oficial.
O título de patrimônio valoriza a importância do grupo para a cultura do estado, incentiva apresentações do bloco e a realização de atividades próprias. O texto reforça a proibição de qualquer manifestação de preconceito ou discriminação, seja de natureza social, racial, cultural, política ou administrativa, contra o Cacique de Ramos e seus integrantes.
O bloco carnavalesco Cacique de Ramos foi fundado em 20 de janeiro de 1961 e se tornou um dos principais símbolos da folia carioca. Criado em Ramos, bairro da zona norte da capital, ganhou as ruas do Centro e passou a concentrar foliões de diversas áreas da cidade.
O Cacique já chegou a promover três dias seguidos de desfiles no Centro da capital, a exemplo deste ano, quando atraiu uma multidão. Dos seus encontros e rodas de samba destacaram-se grupos e nomes que se tornaram nacionalmente conhecidos, como o Fundo de Quintal, Xande de Pilares, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.
Geral PF cumpre mandados de busca sobre fraude em licitação em São Sebastião
Paraíba Governo da Paraíba realiza transporte aeromédico para repatriar paciente que sofreu AVC no exterior
Paraíba Lucas Ribeiro assina termo de fomento que garante apoio ao Natal Premiado da CDL de Campina Grande
Paraíba Criada em 1928, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba completa 97 anos dia 14 de novembro
Geral Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 48 milhões
Paraíba João Azevêdo participa da abertura do Salão do Artesanato de Brasília e destaca investimentos no segmento paraibano Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva