Nesta quinta-feira (7), gestores do SUS estiveram reunidos em Brasília, na 10ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite da Organização Pan-americana de Saúde. Na ocasião, o secretário de estado da Saúde, Ari Reis, ocupou a composição da mesa de diálogo entre gestores, que teve como principal objetivo a discussão de temas relevantes à saúde pública, entre eles: vacinação, oncologia e atenção primária.
Durante o evento o secretário de saúde da Paraíba destacou temas pertinentes à realidade do estado como o combate à dengue e outras arboviroses, a ampliação de vacinas e a necessidade de tornar mais célere a realização de cirurgias pelo SUS.
“Nosso estado tem uma vigilância ativa em relação às arboviroses e tem se antecipado nas ações de prevenção contra a dengue junto aos municípios, além de também ser modelo para todo o País com o Programa Vacina Mais Paraíba. Nosso objetivo hoje foi de partilhar soluções arrojadas, que vem dando resultados positivos na saúde dos paraibanos e que podem ser replicados em outras unidades da federação, para melhorias na saúde pública”, frisou Ari Reis.
Na reunião também foi abordada a institucionalização da Política Nacional e Rede de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC). O coordenador-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, José Barreto, chamou a atenção para o aumento da incidência da doença e explicou que os objetivos da PNPCC preveem a diminuição da incidência de alguns tipos da doença, a garantia de acesso adequado às ações de promoção da saúde e ao cuidado integral à pessoa com câncer
Para o Secretário de estado da Saúde da Paraíba o tema é transversal e a Paraíba está à frente de outros estados, na implantação do cuidado de pacientes oncológicos. “Nós temos um programa ousado que envolve telemedicina, integração de municípios e a rede estadual para o diagnóstico, estadiamento e tratamento de pacientes oncológicos. O Paraíba Contra o Câncer já é uma realidade, fruto do entendimento do Governo do Estado desta necessidade crescente e complexa que é o tratamento do câncer”, ressaltou Reis.
Na sequência da reunião, o secretário de Saúde da Paraíba seguiu em agenda com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade e o Consórcio Nordeste. Na audiência, o Programa Opera Paraíba foi destaque com a realização de mais de 140 mil cirurgias, desde a sua criação, em 2019. A iniciativa garante aos paraibanos o acesso a procedimentos eletivos de forma mais rápida e regionalizada.


Geral PF cumpre mandados de busca sobre fraude em licitação em São Sebastião
Paraíba Governo da Paraíba realiza transporte aeromédico para repatriar paciente que sofreu AVC no exterior
Paraíba Lucas Ribeiro assina termo de fomento que garante apoio ao Natal Premiado da CDL de Campina Grande
Paraíba Criada em 1928, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba completa 97 anos dia 14 de novembro
Geral Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 48 milhões
Paraíba João Azevêdo participa da abertura do Salão do Artesanato de Brasília e destaca investimentos no segmento paraibano Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva