A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na tarde desta terça-feira (21) a recondução de Raimundo Ribeiro para ocupar o cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa/DF), por indicação do governador Ibaneis Rocha. O novo mandato terá duração de cinco anos e se inicia a partir de 5 de novembro.
A recondução foi aprovada por unanimidade, após audiência pública que sabatinou Ribeiro. A recondução será agora analisada pelo plenário da Casa. Votaram a favor da recondução os deputados Daniel Donizet (MDB), Joaquim Roriz Neto (PL), Rogério Morro da Cruz (PRD) e Doutora Jane (Republicanos).
A sabatina faz parte do processo previsto na legislação, que estabelece a necessidade de apreciação legislativa para a nomeação de dirigentes da Adasa. Os integrantes da Comissão elogiaram o trabalho da Adasa nos últimos e em seguida fizeram perguntas ao indicado.

Raimundo Ribeiro disse que inicialmente recebeu a primeira indicação, em 2020, como uma missão, mas depois se apaixonou pelo trabalho. Ele fez um relato sobre as principais realizações do mandato atual, com ações reguladoras e fiscalizadoras. Destacou a estruturação da agência nos últimos anos, citando a realização de concurso público que convocou todos os aprovados, fortalecendo o quadro técnico do órgão.
Segundo Ribeiro, a intenção no próximo mandato é de completar o quadro de servidores, aprimorar a prestação de serviços à população e evitar que o DF enfrente uma crise hídrica. “Não temos o direito de submeter a população do DF a uma situação que falte a água, que é o ativo econômico mais importante do mundo. Adasa é um órgão público de estado para atender à população. Sempre temos que buscar a excelência, pois sempre é possível melhorar”, assinalou.

O presidente da Adasa também informou que a agência atua na prevenção de situações que podem acontecer em função das mudanças climáticas. De acordo com ele, o planejamento da Adasa prevê ações para diversos cenários imaginados.
Raimundo Ribeiro já atuou como advogado da União (1993/2012), delegado do patrimônio da União no DF (1999/2000), professor de Legislação Tributária de Direito Administrativo (1989/2006), deputado distrital (2007/2010 e 2015/2018) e secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (2007/2008).
Luís Cláudio Alves - Agência CLDF
Meio Ambiente Entra em vigor a Política Distrital de Arborização Urbana e Combate a Desigualdades Ambientais
Goiás Recursos Hídricos: detentores de outorgas devem atualizar dados
Meio Ambiente Na próxima terça (21), presidente da Adasa passa por sabatina para continuar no cargo
Goiás Escola do Futuro de Santo Antônio do Descoberto cria drone para auxiliar no reflorestamento do Cerrado
Meio Ambiente Seminário na CLDF coloca crianças no centro do debate sobre crises climáticas
Goiás Goiás remunera produtores rurais que preservam Cerrado Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsas